Páginas

Memória

          A Memória, não é apenas as lembranças que temos sobre algo que aconteceu em nossa vida, memória é tudo que fica guardado e o que é repassado geração após geração.
Normalmente logo pensamos quando ouvimos a palavra memória, como a simples capacidade humana de armazenamento de dados, bons e ruins, uteis ou não, que podemos utilizar a qualquer momento quando precisamos.
Memória é a história em si, são as crenças, tudo que faz parte de nós, da nossa formação como individuo, são as histórias contadas pelos nossos pais, nossos avós, é tudo que faz parte da nossa cultura, da nossa vivencia. são os objetos, as canções, as comidas típicas de cada região, ela faz parte da identidade cultural de cada um, é a chama que mantém acesa as culturas, memória é a continuação da história, é a partir dela que aprendemos coisas que foram criadas a séculos a trás, é a tradição sobrevivendo apesar de muitas coisas tentarem a destruir.
Ela nós faz uma ligação entre o passado e o presente, nos remetendo a um passado que muitas vezes nem conhecemos, reavivando as raízes, a história vivida pelo nosso povo, nossos ancestrais, a nossa história, sem a memória não seriamos nada, perguntas ficariam soltas, de onde viemos? Quem foram nossos ancestrais? De onde surgiu essa música? Essa comida? Perder-se-ia tudo que foi e que é produzido.
            A manutenção da nossa cultura, nossa identidade cultural depende da memória, ela é de suma importância  nos reaviva as lembranças de fatos que vivemos e de outros que não fizemos parte, mas é um pedaço da nossa história, se a deixarmos morrer, vamos perder as nossas raízes, as nossas crenças, costumes, a nossa cultura propriamente dita.
Manter a memória, a nossa cultura e a nossa identidade viva, é manter a nós mesmos e as futuras gerações, é continuar a história, as nossas particularidades, a essência de um povo, dos povos.
Raysa Marcelino Felipe

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Raysa,

    Gostei do seu espaço aqui. Há poucos posts , li-os e apreciei muito. Espero ver mais outros e mais outros pulicados aqui. Parabéns, continue esse belo trabalho.
    Cordialmente ,

    Aureliano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aureliano , é um prazer receber seu comentário.
      Mais uma vez muitíssimo obrigado e continue a visitar o blog.

      Excluir